A Abordagem Whole-School é...

  • Uma das lentes de compreensão, propostas pela Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), para entendermos como a escola pode ser um local de aprendizagem e vivência da Cidadania.

  • Uma abordagem que permite que todos os atores envolvidos nos processos de aprendizagem, tal como as suas relações na escola, sejam considerados e reconhecidos, nutrindo a experiência da Aprendizagem.

  • Uma abordagem que promove práticas democráticas que envolvem tanto alunos/as, como professores/as, pessoal não-docente, famílias e a comunidade local, em processos colaborativos de aprendizagem e de construção de cidadania

  • Uma abordagem que tem 3 focos de atuação: o Ensino-Aprendizagem; o Ambiente democrático e governação; a Colaboração/cooperação com comunidade e famílias.


Saiba mais...



1️⃣ - Uma síntese sobre o que é a Abordagem Whole-School e as propostas que faz ao nível dos seus 3 focos de atuação.

Para navegar pela síntese, clique na imagem e depois utilize as setas do seu computador.

2️⃣ - O Referencial de Competências para a Cultura Democrática criado pelo Conselho da Europa.

Este referencial é a fonte bibliográfica e política da abordagem whole-school e das propostas que esta traz ao nível da Educação para a Cidadania e para a Cultura Democrática.

Volume 1

Dedicado ao contexto, conceitos e ao modelo do referencial

Volume 2

Elenca as várias competências para a cultura democrática e identifica descritores para cada uma

Volume 3

Guia para a implementação do referencial


Clique no conceito que quer aprofundar.