O Ciclo da Aprendizagem Experiencial é...

  • Uma das bases téoricas e metodológicas essenciais para a Educação para a Cidadania e a ED/ECG. A aprendizagem e vivência da Cidadania não se constrói pela memorização de conceitos, mas antes pela possibilidade de vivência de experiências que são refletidas, enquadradas em conceitos e que nos motivam para agir.

  • Uma proposta da Teoria da Aprendizagem Experiencial que afirma que a aprendizagem é um percurso recursivo cíclico e interminável, que passa por 4 fases, e no qual a Experiência tem um papel muito importante, complementarmente ao Pensamento Abstrato, à Reflexão e à Ação.

  • A base para se constatar que cada criança e pessoa adulta aprende num estilo próprio, que passa obrigatoriamente por estas 4 fases, mas que assume pesos diferentes em cada pólo.


Saiba mais...

Clique na imagem para aceder ao documento.

1️⃣ (Em inglês) EIGHT IMPORTANT THINGS TO KNOW ABOUT THE EXPERIENTIAL LEARNING CYCLE

Um pequeno artigo, escrito por David Kolb, que sintetiza a Teoria da Aprendizagem Experiencial e o Ciclo da Aprendizagem.

Propõe várias dicas para professores/as.


2️⃣ SÍNTESE VISUAL

Uma síntese visual criada a partir dos conteúdos do artigo anterior de David Kolb.

Para navegar pela síntese, clique na imagem e depois utilize as setas do seu computador.
Clique na imagem para aceder ao documento.

3️⃣ CAPÍTULO 2 DO MANUAL "COMPASS" DE EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS

O Manual "Compass" foi criado pelo Conselho da Europa e tem várias dinâmicas e propostas de Educação para os Direitos Humanos.

O seu capítulo 2, que aqui partilhamos, é dedicado às bases pedagógicas que sustentam à Educação para os Direitos Humanos, incluindo a Aprendizagem Experiencial.


Clique no conceito que quer aprofundar.