O Ciclo da Aprendizagem Experiencial é...
Uma das bases teóricas e metodológicas essenciais para a Educação para a Cidadania e a ED/ECG. A aprendizagem e vivência da Cidadania não se constrói pela memorização de conceitos, mas antes pela possibilidade de vivência de experiências que são refletidas, enquadradas em conceitos e que nos motivam para agir.
Uma proposta da Teoria da Aprendizagem Experiencial que afirma que a aprendizagem é um percurso recursivo cíclico e interminável, que passa por 4 fases, e no qual a Experiência tem um papel muito importante, complementarmente ao Pensamento Abstrato, à Reflexão e à Ação.
A base para se constatar que cada criança e pessoa adulta aprende num estilo próprio, que passa obrigatoriamente por estas 4 fases, mas que assume pesos diferentes em cada pólo.
Saiba mais...
3️⃣ CAPÍTULO 2 DO MANUAL "COMPASS" DE EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS
O Manual "Compass" foi criado pelo Conselho da Europa e tem várias dinâmicas e propostas de Educação para os Direitos Humanos.
O seu capítulo 2, que aqui partilhamos, é dedicado às bases pedagógicas que sustentam à Educação para os Direitos Humanos, incluindo a Aprendizagem Experiencial.
2️⃣ SÍNTESE VISUAL
Uma síntese visual criada a partir dos conteúdos do artigo anterior de David Kolb.