A Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global é...

  • Um processo de aprendizagem que inclui 4 dimensões - ética, política, colaborativa e pedagógica - e que se rege por princípios e valores ligados ao Bem Comum e à Transformação Social.

  • Uma lente que pode ajudar a analisar e melhorar as práticas educativas numa perspetiva de aprendizagem e vivência da cidadania.

  • A ED/ECG não é uma metodologia, não tem temáticas específicas e não está circunscrita a nenhum espaço educativo específico. Assim, a ED/ECG pode trabalhar qualquer temática, em espaços letivos ou não-letivos e em qualquer nível de ensino.

Saiba mais...

1️⃣ Enquadramento conceptual da Educação para o Desenvolvimento

O primeiro material é um link para o site da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, especificamente para a página de enquadramento conceptual da ED. Lá poderão perceber de onde nasce a ED/ECG e encontrar várias definições.

2️⃣ Referencial de Educação para o Desenvolvimento

Este é um dos referenciais integrados na ENEC. É um documento orientador que visa enquadrar a intervenção pedagógica da Educação para o Desenvolvimento, como dimensão da educação para a cidadania, e promover a sua implementação na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário.

3️⃣ Resumo do estudo promovido no âmbito do projeto "Desafios Globais"

Este resumo sintetiza o resultado de um estudo levado a cabo pela FGS e pelo CIDAC em várias escolas do país, sobre iniciativas de ED/ECG. Tem uma breve introdução sobre o que é a ED/ECG e ajuda a perceber o que já se faz nas escolas.

4️⃣ Narrativa de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global

Este é um documento criado pela Plataforma Portuguesa das ONGD que define o que é a ED/ECG e afirma o seu papel na transformação do mundo atual.

5️⃣ Educação para a Cidadania Global - soft versus critical

Um artigo académico, escrito pela autora Vanessa Andreotti, sobre a questão de como educar para a Cidadania Global a partir de uma perspetiva crítica. Está editado na revista Sinergias, a única revista académica dedicada à área da ED/ECG em Portugal.