Na Covilhã, a colaboração entre e dentro das escolas, é a proposta forte dos Laboratórios EDxperimentar.
Na Covilhã, a colaboração entre e dentro das escolas, é a proposta forte dos Laboratórios EDxperimentar.
Em maio, a CooLabora organizou um encontro entre as 4 escolas envolvidas no projeto EDxperimentar, com o objetivo de partilhar práticas e experiências e potenciar pontes de ligação.
Este encontro começou com uma partilha sobre o que cada escola tem feito na área curricular de Cidadania e Desenvolvimento e terminou com a identificação de objetivos para o próximo ano letivo de 2021-2022.
Após este primeiro encontro colaborativo e até final de junho, foram sendo realizados encontros de trabalho com docentes de cada escola/agrupamento para se começar a pensar no que pode ser trabalhado no próximo ano letivo.
Na Escola Secundária Campos Melo, este encontro teve como objetivo o debate e reflexão em torno de temáticas e tópicos urgentes a trabalhar em Educação para a Cidadania na escola no próximo ano letivo, e em conjunto, pensar em soluções estratégicas para os mesmos.
No Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve, procurou-se o debate e discussão em torno de propostas de atividades, visões e possibilidades para o trabalho de Cidadania na escola no próximo ano. Os problemas identificados a ser trabalhados incluíram a intolerância entre pares, a dependência digital, a gestão de conflitos para assistentes operacionais, a integração da comunidade cigana e a aplicação de um dos planos desenvolvidos durante a formação EDxperimentar.
Na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, o primeiro encontro procurou responder às necessidades levantadas através da criação de propostas de atividades a desenvolver na escola, em parceria com redes e organizações locais. Vários temas foram identificados, nomeadamente a intolerância sexual; intolerância étnica; autoimagem corporal fragilizada; e fast fashion.
A Escola de Artes da Covilhã - EPABI adotou uma estratégia diferente e, respondendo às necessidades identificadas pelo corpo docente desta instituição, assumiu-se que os seus encontros de trabalho seriam para dinamizar atividades pedagógicas diretas com estudantes da escola.
Assim, num primeiro momento, foi realizado um encontro com alunos/as do 10º ano de sensibilização, debate e reflexão sobre a problemática da discriminação baseada em estereótipos e consequente diferença de oportunidades.
Num segundo momento, foi realizada uma sessão, a partir da dinâmica de World Cafe, onde se pretendeu auscultar os e as estudantes de 12º ano sobre os projetos de Educação para a Cidadania e de Responsabilidade Social desenvolvidos ao longo dos últimos 3 anos, na sua escola.