Damos-lhe as boas-vindas à página do PODxperimentar!

Durante os 5 episódios desta primeira série, que será lançada a 5 de outubro de 2021, iremos contar com vozes de docentes, estudantes e pessoal técnico de organizações da sociedade civil, que, sem medos, nem certezas absolutas, falam sobre a Escola e a aprendizagem de Cidadania.

Oiça os episódios, divulgue e comente nas plataformas!

Junte-se a nós nesta conversa!


Pode ouvir o Teaser clicando no play!

Episódio 1 | Para que serve a Educação, afinal?

Lançamento a 5 de outubro de 2021 - Dia Mundial do Professor e da ProfessoraDisponível em todas as plataformas de podcast

No primeiro episódio do PODxperimentar, lançamos-lhe o desafio de refletir sobre o que é a educação e que função tem na nossa sociedade.

Trazemos à conversa 7 vozes diferentes: de estudantes, docentes e pessoal técnico de organizações da sociedade civil, que a partir das suas experiências diárias, tentarão dar resposta a esta pergunta.

Desde perspetivas sobre aprendizagens, liberdade e até felicidade, este é um primeiro episódio que não vai querer perder.

Ah!... e feliz Dia Mundial do Professor e da Professora!

Ficha Técnica
Este episódio conta com a participação de:
Ana Lúcia Correia - Professora no Agrupamento de Escolas João de Deus em Faro Bruna Alves - Técnica do projeto ComParte Gustavo Briz - Administrador Único da Rede InducarIsabel Lacerda - Professora da Escola Profissional Gustave Eiffel no Lumiar em Lisboa e Técnica da FGS - Fundação Gonçalo da SilveiraÍsis Capucha - Técnica do projeto ComParte Maria Clara Leitão - Estudante do 11º ano e Pró da Educação Miriam Neves - Estudante do 11º ano e Pró da Educação Regina Conceição - Professora na Escola Secundária Campos Melo na CovilhãRita Mouro - Técnica da CooLabora
A narração deste episódio ficou a cargo da Sara Borges, membro da equipa do projeto EDxperimentar e Técnica da FGS - Fundação Gonçalo da Silveira.

Conheça mais sobre as organizações da sociedade civil participantes!
CooLabora - http://coolabora.pt/ ComParte - https://www.comparte.pt/ FGS - Fundação Gonçalo da Silveira - https://fgs.org.pt/pt/Rede Inducar - http://www.inducar.pt/

Produzido com o apoio da Bruá Podcasts

Episódio 2 | Mas o que é a Cidadania?

Lançamento a 19 de outubro de 2021 Disponível em todas as plataformas de podcast

Neste segundo episódio, procuramos entender o que é a Cidadania e como é que ela se vive e aprende em meio escolar.

Com testemunhos de 8 pessoas diferentes, entre elas docentes, estudantes e pessoal técnico da sociedade civil, ficamos a conhecer diferentes perspetivas que incluem a visão tradicional de direitos e deveres, mas também o derrubar dos nossos próprios muros, reconhecer direitos e dignidade, partilhar responsabilidades e promover uma abertura à diversidade.


*Neste episódio fazemos referência aos Cadernos do projeto ComParte. Os Cadernos são escritos pelas várias pessoas envolvidas no projeto e contêm várias recomendações (algumas delas mencionadas no episódio) direcionadas a decisores e técnicos do sistema educativo.

Visitem o site do ComParte para saber mais (link ao lado).

Ficha Técnica
Este episódio conta com a participação de:
Bruna Alves - Técnica do projeto ComParteÍsis Capucha - Técnica do projeto ComParteLaure de Witte - Professora no Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e técnica da Cooperativa MandacarúLuísa Martins - Professora Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve na CovilhãMaria Clara Leitão - Estudante do 11º ano e Pró da EducaçãoMaria Marques - Gestora de Projetos da Associação Mais CidadaniaMiriam Neves - Estudante do 11º ano e Pró da EducaçãoTeresa Correia - Professora no Agrupamento de Escolas do Fundão
A narração deste episódio ficou a cargo do Hugo Cruz Marques, membro da equipa do projeto EDxperimentar e Técnico da FGS - Fundação Gonçalo da Silveira.

Conheça mais sobre as organizações da sociedade civil participantes!

Associação Mais Cidadania - http://www.maiscidadania.pt/

ComParte - https://www.comparte.pt/ Cooperativa Mandacarú - http://coop-mandacaru.weebly.com/FGS - Fundação Gonçalo da Silveira - https://fgs.org.pt/pt/

Produzido com o apoio da Bruá Podcasts

Episódio 3 | Uma Escola para lá dos muros

Lançamento a 2 de novembro 2021Disponível em todas as plataformas de podcast

Pode a Escola ir além dos seus muros? E que muros são estes?

Esta é a grande questão a que tentamos responder no terceiro episódio do PODxperimentar.

Com a ajuda de 9 vozes diferentes (de estudantes, docentes e pessoal técnico de Organizações da Sociedade Civil), procuramos refletir sobre as vantagens e potencialidades da Escola abrir as suas portas e janelas e ir ao encontro da realidade que a envolve.

Este é um episódio cheio de reflexões muito diversas, que nos ajudam a ir além dos muros erguidos pelo currículo escolar em torno da sala de aula.

Ficha Técnica
Este episódio conta com a participação de:
Bruna Alves - Técnica do projeto ComParteCatarina Gião - Ténica na Associação Casa VelhaÍsis Capucha - Técnica do projeto ComParteMargarida Alvim - Associação Casa VelhaMaria Clara Leitão - Estudante do 11º ano e Pró da EducaçãoMariana Marques - Fundadora e técnica na YUPI (Youth Union of People with Initiative)Miriam Neves - Estudante do 11º ano e Pró da EducaçãoPedro Leitão - Professor na EPABI e Coordenador da Divisão de Educação e Juventude na Câmara Municipal da CovilhãSofia Santos - Professora no Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Faro

A narração deste episódio ficou a cargo de João Bexiga, narrador convidado.

Conheça mais sobre as organizações da sociedade civil participantes!

Associação Casa Velha - https://casavelha.org/

ComParte - https://www.comparte.pt/ YUPI - https://www.yupi.pt/

Produzido com o apoio da Bruá Podcasts

Episódio 4 | Será a Escola uma Comunidade?

Lançamento a 16 de novembro 2021Disponível em todas as plataformas de podcast


O quarto episódio do PODxperimentar lança-lhe o desafio de refletir sobre o que são comunidades educativas e quem é que delas faz parte.

Com 8 vozes diferentes (de estudantes, docentes e pessoal técnico de Organizações da Sociedade Civil), com perspetivas muito diversas, esta é uma conversa que nos transporta para dentro das várias comunidades que existem no espaço escolar.

Falamos de partilha, de memória, de afetos e de família, numa procura conjunta de refletir sobre a Escola enquanto uma comunidade mais alargada.

Ficha Técnica
Este episódio conta com a participação de:
Ana Lúcia Correia - Professora no Agrupamento de Escolas João de Deus em Faro Bruna Alves - Técnica do projeto ComParteÍsis Capucha - Técnica do projeto ComParteLaure de Witte - Professora no Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e técnica da Cooperativa MandacarúLídia Mineiro - Professora na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, CovilhãMaria Clara Leitão - Estudante do 11º ano e Pró da EducaçãoMiriam Neves - Estudante do 11º ano e Pró da EducaçãoPaulo Costa - Coordenador do Departamento de Projetos da Rosto Solidário

A narração deste episódio ficou a cargo da Carolina Monteiro, membro da equipa do projeto EDxperimentar e Técnica da FGS - Fundação Gonçalo da Silveira

Conheça mais sobre as organizações da sociedade civil participantes!
ComParte - https://www.comparte.pt/
Cooperativa Mandacarú - http://coop-mandacaru.weebly.com/
FGS - Fundação Gonçalo da Silveira - https://fgs.org.pt/pt/Rosto Solidário - https://rostosolidario.pt/

Produzido com o apoio da Bruá Podcasts

Episódio 5 | Educação e Cidadania: que futuros?

Lançamento a 30 de novembro 2021Disponível em todas as plataformas de podcast


Este é o último episódio da 1ª série do PODxperimentar.

Às vezes o último episódio quer dizer o fim de qualquer coisa, quando há conclusões, desfechos e afins. Mas neste último episódio substituímos as conclusões por continuações e vamos falar e questionar o que vem a seguir, ou seja… o futuro.

Como será a educação no futuro? E será que o papel da escola na construção de cidadanias será diferente no futuro?

Ao estilo de uma conversa de roda, este episódio conta com várias vozes de estudantes, docentes e pessoal técnico de organizações da sociedade civil, já conhecido dos 4 episódios anteriores e uma estreia.

Ficha Técnica
Este episódio conta com a participação de:
Ana Lúcia Correia - Professora no Agrupamento de Escolas João de Deus em Faro Beatriz Braga - Coordenadora de projetos na ADRA Portugal Bruna Alves - Técnica do projeto ComParte Gustavo Briz - Administrador Único da Rede Inducar Hugo Cruz Marques, membro da equipa do projeto EDxperimentar e Técnico da FGS - Fundação Gonçalo da Silveira.
Ísis Capucha - Técnica do projeto ComParte
Laure de Witte - Professora no Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e técnica da Cooperativa MandacarúLídia Mineiro - Professora na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, CovilhãMaria Clara Leitão - Estudante do 11º ano e Pró da EducaçãoMiriam Neves - Estudante do 11º ano e Pró da EducaçãoSofia Santos - Professora no Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Faro

A narração deste episódio ficou a cargo da Maria Sonco, estudante no ensino universitário, e do Pedro Caneca, estudante no ensino secundário.

Conheça mais sobre as organizações da sociedade civil participantes!
ADRA Portugal - https://adra.org.pt/ComParte - https://www.comparte.pt/ Cooperativa Mandacarú - http://coop-mandacaru.weebly.com/FGS - Fundação Gonçalo da Silveira - https://fgs.org.pt/pt/Rede Inducar - http://www.inducar.pt/

Produzido com o apoio da Bruá Podcasts

Organizações envolvidas

Clique nos logotipos e fique a conhecer melhor cada organização.







Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve
Escola Secundária João de Deus
EPABI - Escola Profissional de Artes da Covilhã
Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa
Escola Secundária Campos Melo

Agrupamento de Escolas do Fundão
Escola Secundária Quinta das Palmeiras