CooLabora, CRL
Na Covilhã, a entidade promotora local responsável deste projeto é a CooLabora, uma cooperativa de intervenção social, que tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e do território, através de estratégias inovadoras e solidárias de promoção da igualdade de oportunidades, de aprofundamento da democracia e da participação cívica, da aprendizagem colaborativa e da coesão social.
Agrupamento a Lã e a Neve
O Agrupamento a Lã e a Neve é distribuído por duas freguesias e os estabelecimentos são dois do Pré-escolar, três do 1º ciclo e a EB de S. Domingos com 1º, 2º e 3º Ciclos, agregando no total cerca de 600 aluno/as, 70 professores e ainda 29 não docentes, incluindo uma Psicóloga e dois Técnicos/as de Terapia da Fala.
Neste agrupamento a educação para a cidadania é desenvolvida deste 2017 e a cidadania global é trabalhada em todas as escolas. É entendida como a realização plena da cidadania em todos os domínios: económico, social e ambiental.
Escola Secundária Campos Melo
A Escola Secundária Campos Melo, criada em 1884 como escola industrial, afirma-se pela promoção do empreendedorismo e da criatividade, com um incentivo artístico forte. É uma escola não agrupada que agrega cerca de 550 aluno/as do ensino regular, 100 professores e 40 não docentes.
A cidadania é trabalhada na escola desde 2017 e as temáticas e projetos são articuladas e decididos em conjunto com os aluno/as onde tem desenvolvido projetos de proteção ambiental, de apoio á pessoa idosa e a refugiados.
Escola Profissional de Artes da Covilhã
A Escola Profissional de Artes da Covilhã foi criada em 1992 e a sua existência é demarcada através de atividades de ensino - formação nas três áreas do plano de formação, sociocultural, científica e artística. O foco no ensino artístico-musical é o que mais caracteriza esta escola. Agrega cerca de 100 aluno/as, 45 professore/as e 8 não docentes.
A prática para a cidadania está presente na escola à vários anos, no qual as atividades ou projetos se têm focado principalmente em questões ambientais e no apoio a pessoas carenciadas.
Escola Secundária Quinta das Palmeiras
A Escola Secundária Quinta das Palmeiras abriu portas em 1987 apenas com turmas do sétimo ano de escolaridade. Foi apenas em 2002 que abriu portas para o ensino secundário.
Esta escola, não agrupada, agrega cerca de 850 alunos, 90 professores e 30 não docentes onde convivem alunos e alunas do 3º ciclo e secundário.
A Quinta das Palmeiras já tinha presente uma prática de ensino para a cidadania antes da ENEC e esta preocupação na preparação dos alunos para um “saber fazer” centra-se nas vertentes cognitiva, social e afetiva.
Uma cidade do interior centro do país, localizada na encosta da Serra da Estrela, considerada em 2020 GeoPark Mundial da Unesco, com cerca de 47 mil habitantes.
Uma cidade que aconchega através do ADN têxtil que permanece, da remodelação arquitetónica de edifícios fabris convertidos em espaços culturais ou habitação e pelas ruas estreitas de granito rodeadas pela natureza do Parque Natural.
Uma indústria no meio rural, uma cidade a viver no campo. É especialmente conhecida pela neve, o queijo serrano, a lã, as ruas que sobem e descem e pelo ambiente académico marcado pela Universidade da Beira Interior.